Abuso sexual infantil e o tratamento.

14 Aug 2019

 

O que é abuso sexual infantil?

 

O abuso sexual infantil é definido pela atividade sexual entre uma criança ou adolescente com uma pessoa mais velha e que esta tenha uma relação de poder e controle sobre sua vítima, cujo objetivo é a satisfação de desejos sexuais. As atividades podem ser de comportamento ou não incluindo masturbação, carícias nos genitais ou seios, exibicionismo, voyeurismo, penetração anal/vaginal. 

 

Por que o tratamento é necessário?

 

Uma rápida intervenção e coleta de informações após o abuso sexual podem ser úteis. A resposta imediata cria um ambiente de segurança e comunicação aberta para permitir que a criança possa discutir abertamente o abuso sem julgamento, além de enviar a mensagem de que ela tem ajuda e apoio necessários. Embora a intervenção imediata seja mais eficaz no processamento do evento, a terapia a longo prazo pode ser especialmente benéfica no manejo dos sintomas que podem ocorrer após o trauma. 

 

Um elemento essencial no tratamento do abuso sexual é a paciência do profissional psicólogo, e com essa paciência, dando aos sobreviventes a oportunidade de contar sua história sem suposição ou julgamento. 

 

Outro elemento chave é lembrar de permitir que as vítimas tenham "recaídas" ou reconhecer que a cura não acontece em um continuum. A cura, na verdade, parece mais uma espiral. Alguns dias serão melhores que os outros dias.

 

Sinais de alerta de abuso sexual

 

Nos casos em que há suspeita de abuso, os familiares devem estar atentos a sintomas como:

  • Retirada de atividades sociais.

  • Mudanças acentuadas nos interesses dentro e fora de casa.

  • Mudanças de humor.

  • Mudanças significativas na aparência.

  • Comportamento sexual inadequado.

  • Automutilação.

Se esses sintomas surgirem, a ajuda profissional, o mais cedo possível, beneficiaria tanto a vítima quanto o suporte para a cura. A recuperação do abuso sexual é uma jornada longa e difícil, mas a recuperação e o retorno ao senso de normalidade são possíveis. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quais são os sinais, características e consequências do abuso sexual?

13.01.2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo