Tenho medo de falar com meus filhos sobre abuso sexual! O que eu faço?

2 Aug 2019

 

Esta é uma preocupação que a maioria dos pais possuem. Medo de falar no assunto e traumatizar; não saber usar a linguagem correta; delegar o assunto à escola; falta de conhecimento; entre outros. Estes são fatores que podem levar os pais a permanecerem no silêncio e, infelizmente, perderem a oportunidade de protegerem seus filhos.

 

As crianças pequenas não precisam necessariamente de uma conversa sobre como ocorre o abuso sexual em si, mas podemos falar sobre toques indesejados desde muito cedo, em geral, em qualquer idade. Não é uma conversa sobre sexo e sim, uma conversa sobre estar seguro. A conversa sobre toques deve ser contínua durante toda a vida da criança.

 

Para os adolescentes, podemos ser mais diretos ao falar sobre o que é o abuso sexual e também, é importante permitir que eles tenham conversas abertas sobre o que estão vendo nos noticiários, na televisão e nas redes sociais.

Lembre-se, crianças e adolescentes devem se sentir à vontade, seja com os pais ou a escola, para comunicar qualquer tipo de violência que tenha ocorrido com ela. Pais e educadores precisam ser capazes de construir esse relacionamento de confiança.

 

Não falar sobre o assunto, os tornam vulneráveis por não terem informações precisas e aumenta o risco de se tornarem vítimas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quais são os sinais, características e consequências do abuso sexual?

13.01.2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo