Buscar
  • IDS

Quais são os sinais, características e consequências do abuso sexual?


O abuso sexual infantil é caracterizado pela participação de crianças em atividades sexuais com adultos ou uma pessoa com idade relativamente maior e, que essa relação seja uma relação de poder. A participação da criança na atividade sexual é forçada ou ela é persuadida no envolvimento.

Existem dois tipos diferentes de abuso sexual infantil. Estes são chamados de abuso de contato e abuso sem contato. O abuso de contato envolve atividades em que o agressor faz contato físico com a criança, como carícias, masturbação até a penetração anal/vaginal. O abuso sem contato envolve atividades como exploração sexual, aliciamento por meio da internet, uso de pornografia, exibicionismo, voyeurismo.

Os sinais de abuso infantil nem sempre são aparentes, e uma criança pode não contar a ninguém o que está acontecendo com ela, seja por falta de entendimento sobre o que está ocorrendo ou mesmo o que é abuso sexual. As crianças podem evitar ficar sozinhas com pessoas, como familiares ou amigos, podem parecer assustadas ou introvertidas no meio social, apresentar comportamento sexual inadequado para sua idade ou se tornar sexualmente ativa. Outros sinais incluem alteração do humor, sono e alimentação, dores nas regiões anal ou vaginal e doenças sexualmente transmissíveis.

A violência sexual pode ocasionar efeitos psicológicos, emocionais e físicos em um sobrevivente, podem se tornar profundos e duradouros, serem de curto prazo ou durar muito tempo - às vezes até a idade adulta. Esses efeitos nem sempre são fáceis de lidar, mas com a ajuda e suporte adequados podem ser gerenciados.

Dentre os efeitos mais comuns encontramos a depressão, baixa autoestima, flashbacks, transtorno de estresse pós traumático (tept), dissociação cognitiva, automutilação, suicídio, transtornos alimentares e do sono.

Se você é uma vítima de abuso sexual, busque ajuda. Saiba que você não está sozinho!

#oqueéabusosexualinfantil #abusosexualinfantil #sinaisdoabusosexualinfantil #consequênciasdoabusosexualinfantil

200 visualizações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

PATROCINADORES:
SIGA:
  • Instituto Desenhando Sorrisos
  • Instituto Desenhando Sorrisos

©2015 Produzido por IDS Design.