Buscar
  • IDS

Quais são os efeitos do abuso sexual infantil para adultos?


Um adulto sobrevivente de abuso sexual quando criança pode encontrar uma série de efeitos de curto e longo prazo como:

· Culpa e vergonha - Os sobreviventes adultos de abuso sexual infantil podem ter preocupações específicas da sua experiência como culpa e vergonha. Podem se sentir culpados por não ter conseguido parar o abuso, ou mesmo se culpar se experimentou o prazer físico. É importante que entendam que não são as responsáveis pelo abuso, mas sim quem as machucou.

· Relacionamento íntimos - É possível que suas primeiras experiências com o sexo tenham sido resultantes de abuso sexual. Dessa forma, como adulto, a intimidade pode ser um problema. Alguns sobreviventes experimentam flashbacks ou memórias dolorosas enquanto se envolvem em atividades sexuais, embora consensual.

· Autoestima – A baixa autoestima pode ser o resultado das mensagens negativas recebidas do agressor e da sua segurança pessoal violada ou ignorada. A baixa autoestima pode afetar muitas áreas diferentes de sua vida, como seus relacionamentos, sua carreira e até mesmo sua saúde.

Como um sobrevivente adulto, a vítima pode viver durante muito tempo com as memórias do trauma, mantendo o abuso em segredo por muitos anos. Por estas razões e muitas outras, os efeitos do abuso sexual podem ocorrer muitos anos após o abuso ter terminado.

Não há uma linha de tempo definida para lidar e recuperar dessa experiência, entretanto, existem profissionais psicólogos capacitados para ajudar.

O Instituto Desenhando Sorrisos apoia na recuperação de adultos sobreviventes vítimas de abuso sexual infantil. Sabemos que as vítimas podem ter vergonha ou medo de procurar por tratamento psicológico, por esse motivo é nossa prioridade manter o sigilo daqueles que nos procuram.

#abusosexual #sobreviventesdeabusosexualinfantil #culpa #vergonha #autoestima

39 visualizações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

PATROCINADORES:
SIGA:
  • Instituto Desenhando Sorrisos
  • Instituto Desenhando Sorrisos

©2015 Produzido por IDS Design.