Buscar
  • IDS

Trauma sexual e flashbacks.


Um flashback é quando as memórias de um trauma ocorre como se estivessem ocorrendo no momento atual. Isso significa que é possível sentir que a experiência da violência sexual está acontecendo novamente. Os flashbacks podem ser desencadeados por experiências bastante comuns ligadas aos sentidos, como o cheiro de alguém ou um tom de voz particular, uma memória, lembrança do evento ou mesmo uma experiência estressante não relacionada com o abuso sem si. É uma resposta normal a este tipo de trauma, mas também podem ser um indicador de transtorno de estresse pós traumático (tept).

Se você perceber que está no meio de um flashback:

· Diga a si mesmo que está tendo um flashback. Lembre-se de que o evento real acabou e que você sobreviveu.

· Faça respirações lentas e profundas. Quando entramos em estado de alerta, nosso corpo começa a respirar de maneira curta e superficial, e a diminuição do oxigênio pode fazer com que você se sinta em pânico. A respiração profunda é importante porque aumenta o oxigênio em seu sistema e ajuda você a sair do estado de ansiedade mais rápido.

· Retorne ao presente usando os cinco sentidos. Olhe a sua volta. Faça uma lista dos itens na sala por exemplo, observe as cores ou o mobiliário ao seu redor. O que você vê? O que você ouve?

Os flashbacks parecem ocorrer ao acaso, mas há sinais de alerta físicos ou emocionais que podem incluir mudanças de humor, sensação de aperto no peito ou sudorese. Se estiver consciente destes sinais você poderá evitar que os flashbacks ocorram ou gerenciá-los para que você não sofra.

Ao término de um flashback pode ocorrer um alívio, mas isso não significa que seja uma ocorrência única, eles podem piorar ao longo do tempo. É importante buscar ajuda de um profissional psicólogo para que você consiga identificar os disparadores e desenvolver ferramentas de gerenciamento.

#flashback #abusosexual

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

PATROCINADORES:
SIGA:
  • Instituto Desenhando Sorrisos
  • Instituto Desenhando Sorrisos

©2015 Produzido por IDS Design.